Weber promove audiência para tratar de pavimentação da Serra do Corvo Branco

 em Ação Parlamentar, Manchete

O deputado Volnei Weber mobilizou uma audiência pública para tratar da conclusão da pavimentação da SC-370 no trecho que atravessa a Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão-Pará. A mesma aconteceu na segunda-feira (7) em Urubici.

A pavimentação começou há mais de 10 anos, mas ainda restam 9,4 quilômetros no trecho conhecido como estrada da Serra do Corvo Branco. Dada a complexidade da obra, em virtude das características do solo da região e da sinuosidade do traçado, a empresa contratada desistiu do projeto.
Sendo assim, a conclusão da obra é uma reivindicação antiga da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que se unem agora, colocando o projeto como prioridade.

Vale ressaltar que a SC-370 se transformaria em uma nova ligação entre a Serra e o Sul do estado, fomentando o turismo e a agricultura. “Precisamos sensibilizar o governo a fazer esse investimento. Não podemos fazer com que essa região fique isolada do Sul do estado, que tem se desenvolvido tanto nos últimos tempos’’, afirmou o deputado Volnei Weber.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, afirmou que o governo estadual depende de empréstimos para concluir a pavimentação. Carlos ainda explicou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade está na fase de análise do projeto elaborado para a pavimentação. Os prefeitos de Grão-Pará, Marcio Blasius, e de Urubici, Antonio Zilli, reforçaram a necessidade da conclusão da obra. “Essa pavimentação sempre foi a prioridade número um da Amurel e da Amures”, comentou Zilli.

Diante do custo elevado, o Estado depende de empréstimos para fazer a obra, mas, no momento, o governo está impedido de fazê-los, em virtude da classificação junto ao Ministério da Economia. Para o projeto executivo, estima-se um investimento de R$ 50 milhões, sem incluir as desapropriações necessárias. “O governo tem feito a sua parte e temos a esperança que para o início do ano que vem possamos obter uma nova classificação para conseguir autorização para os financiamentos. Já temos instituições bancárias interessadas em nos emprestar”, comentou Hassler.

Enquanto os financiamentos não são aprovados, o Estado pretende realizar melhorias na estrada por meio do Programa Recuperar, pelo qual são repassados recursos para as associações de municípios investirem nas rodovias estaduais. Ao final do encontro, o deputado Volnei Weber afirmou que vai encaminhar as reivindicações colhidas na audiência para o governo estadual e para Brasília, junto ao Ministério do Turismo, Ministério dos Transportes e ao presidente Jair Bolsonaro.

Postagens Recentes